29 de abr. de 2013

Atividades Pré - Matutino

ROTINA DA PRÉ-ESCOLA:
         Neste primeiro bimestre procuramos estabelecer com as crianças da pré-escola a organização da rotina diária, salientamos a importância de seguir todos os dias o mesmo horário para cada atividade, de forma que as crianças percebam a sequência das mesmas.
           A partir do momento em que as mesmas seguem uma rotina de atividades o trabalho flui com maior facilidade.
            A turma de pré-escola do CEIMED 2013 inclui crianças de 4 a 6 anos, o que nos leva a respeitar o momento de cada um, bem como preocupar-se com a individualidade e maturidade da turma.

DESENVOLVIMENTO MOTOR:
          Na rotina diária devem ser incluídas atividades motoras finas e amplas que possibilitem o desenvolvimento integral.
         O uso de materiais alternativos como recorte e colagem leva a criança a estabelecer contato com diferentes texturas, densidades bem como o amadurecimento de algumashabilidades.



LITERATURA INFANTIL:
        As crianças necessitam ser estimuladas através da literatura infantil. É importante o contato diário com diferentes literaturas, pois é através das mesmas que são inseridas em um mundo de fantasia e imaginação. A literatura constitui o primeiro contato com a visualização da língua escrita.

ATIVIDADE DE LEITURA:
           Na rotina diária da pré-escola é imprescindível que existam atividades que proporcionem à criança o contato com a língua escrita, pois os mesmos encontram-se preparados cronologicamente para isto. No dia-a-dia da sala de aula trabalhamos com atividades relacionadas à alfabetização, contextualizando com o projeto proposto pelo centro de educação infantil.

RECREAÇÃO:         
           Em atividades recreativas as crianças estabelecem o cumprimento das regras bem como possibilitam o desenvolvimento de atividades motoras amplas e finas.
          As crianças constroem no grupo uma relação de confiança e cumplicidade que são saudáveis no dia a dia.
          Percebe-se que aguardam ansiosas pela mesma.